Uma historia de conquistas
Por Arthur Rothenburg, 2024
Em 27 de março de 2019 a escola Código Kid em Cascavel, Paraná, iniciou com o seu curso de iniciação científica.

Jundiaí – São Paulo Setembro de 2019
Cascavel conquista 2 prêmios em São Paulo
No começo de 2019, com um total de 3 alunos ali surgiu-se o primeiro clube de pesquisa e iniciação científica da escola composto eles por Rafaela Ribas com o projeto Caixa de transporte de órgãos automatizada, Bernardo Camargo com o projeto Plataforma de realidade aumentada para estudo da paleontologia utilizando qr code, e Jean Kot com o projeto Dispositivo de medição de temperatura e umidade em ambiente de trabalho
Participando da FETEC, o grupo em sua primeira feira já conquistou 2 marcos importantes, a 2º colocação em ciências da Saúde, e menção honrosa na área de ciências exatas e da terra, provando não só o potencial que aquele clube possuía como mostrando o brilhante.
Embora não pudesse ser previsto, a pandemia viria para atrapalhar, porem mesmo este desafio provou que a ciência não pode ser parada!
Ciência dentro e fora das 4 paredes
Em 2020, a escola Código Kid encerrou suas atividades devido à pandemia de Covid-19. No entanto, essa situação não impediu o professor Maycon Gustavo Oliveira Lourenço de seguir adiante. Ele adquiriu a antiga escola e fundou a EUREKA – Escola de Tecnologia e Pesquisa. Com essa nova iniciativa, o objetivo era continuar oferecendo educação de qualidade, focada em tecnologia e inovação, mesmo em tempos desafiadores.
No mesmo ano, o aluno Gabriel Dagostin se juntou ao clube de pesquisa da escola, trazendo consigo o projeto MTC – Monitoramento de Temperatura Corporal, uma iniciativa relevante em um momento em que o controle da saúde era crucial. Além disso, o aluno Arthur Rothenburg decidiu se desvincular do projeto de Bernardo para iniciar seu próprio projeto, intitulado “Óculos de Realidade Virtual com Lentes Aprimoradas para Cura Virtual”, mostrando a diversidade e a inovação dos projetos desenvolvidos na escola.
Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, o clube de pesquisa, composto por cinco integrantes, participou da feira FENECIT, realizada em Recife, PE. Mesmo sendo um evento virtual, o clube obteve grande sucesso, conquistando um total de 12 prêmios, incluindo credenciais para participar de outras feiras brasileiras na modalidade virtual.

Através da credencial adquirida pela MOSTRATEC, o aluno Bernardo teve a oportunidade de representar Cascavel e o Brasil na ultima edição da BROADCOM MASTERS, realizada junto com a REGENERON ISEF, o maior evento cientifico do planeta.
De Cascavel para o Mundo!
Em 2021 a Eureka se torna a primeira escola de Cascavel a levar um projeto da cidade para a maior feira de ciências do mundo
